Toyota Camry retorna ao Brasil exclusivamente em versão híbrida
A Toyota do Brasil anuncia o retorno ao Brasil de seu sedã grande, o Camry. A partir de agora, o modelo, que já era sinônimo de luxo e qualidade construtiva, também será exemplo de eficiência energética, já que pela primeira vez será comercializado no país somente em versão híbrida. Com essa novidade, a fabricante expande sua linha de veículos eletrificados, que já conta com o Corolla e Corolla Cross híbridos flex e o RAV4 híbrido. O veículo começa a ser vendido nesta semana em todas as concessionárias da marca no Brasil.
Disponível em configuração única, XLE, o sedã alia conforto e sofisticação a uma experiência de condução prazerosa e eficiente, graças ao motor 2.5L DOHC de quatro cilindros, que, somado aos três motores elétricos, resulta numa potência máxima combinada de 211 cv, além de possuir um refinado acabamento interno e um robusto pacote de tecnologias de conveniência à disposição.
CONFORTO E ACABAMENTO INTERNO
Para garantir ainda mais sofisticação e conforto, o novo híbrido vem equipado com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio também receberam apliques do material, com detalhes em prata, igualmente utilizados nas maçanetas.
O Camry ainda conta com painel central com acabamento em soft touch e detalhes em madeira no padrão black engineered wood, além de adornos cromados. E, para oferecer um toque de requinte, exclusividade e personalidade, vem com teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com LEDs, que, além de proporcionar um ambiente agradável, acentuam os detalhes e os materiais internos.
SEGURANÇA APRIMORADA
A linha 2023 do sedã de luxo da Toyota, já conhecida por sua qualidade, durabilidade e confiabilidade, recebeu aprimoramentos em segurança, principalmente no TSS, o Toyota Safety Sense – o pacote de segurança ativa da marca.
A partir de agora, portanto, o Camry passa a oferecer itens como o Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), o Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), que recebeu melhorias na detecção de pedestre à noite e ciclistas que se aproximem, até mesmo em curvas. Além disso, foi adicionada a função de Assistência de Direção de Emergência (ESA), que auxilia o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, mantendo a estabilidade do automóvel e reduzindo os riscos de acidentes.
O TSS do Camry conta também com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual, Faróis altos automáticos (AHB), além da detecção de automóveis e frenagem automática de emergência que estão inclusos no PCS. É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas, e não para substituí-lo.
A lista de itens de segurança do Camry não para por aí, incluindo também nove airbags: dois frontais, dois laterais para o condutor e passageiro na dianteira, dois de cortina, dois laterais para os integrantes do assento traseiro e um de joelho para o motorista. Também fazem parte o Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS), Alerta de Ponto Cego (BSM) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior.
Assim como os demais modelos da marca japonesa, estão disponíveis de série cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
DESEMPENHO E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Para oferecer uma experiência que alia eficiência energética, baixa emissão de poluentes e desempenho, o modelo vem equipado com um motor a combustão de 2.5L DOHC de quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, mais três motores elétricos que juntos entregam 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 211 cv.
O automóvel conta com transmissão automática eCVT, que garante trocas mais suaves e a sensação de acelerações mais diretas, e ainda permite um maior controle da direção, sem desperdiçar energia que alia o baixo consumo de combustível.
O motorista tem à disposição quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport, que se adaptam ao estilo do condutor e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, além de maior eficiência e uma rodagem mais sustentável.
Com tração dianteira, o Camry é equipado com suspensão McPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e suspensão independente, com barras estabilizadoras na traseira, que proporcionam maior firmeza ao volante e uma sensação aprimorada de esportividade.
DESIGN OTIMIZADO
O novo Camry também recebeu atualizações no design frontal, que garantem um visual mais moderno, sofisticado e com toque esportivo.
Em sua volta ao mercado nacional, recebeu novidades no desenho dianteiro, com o alongamento da área central do veículo, que se estende desde o capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama, o que garante um aspecto mais baixo, amplo e arrojado. Além disso, ele vem com detalhes cromados nas laterais do para-choque, que aprimoram seu visual e a impressão de sofisticação e de modernidade.
Outra novidade são os jogos de rodas de 18 polegadas de liga leve, que chegam com estilo mais esportivo que expressa o seu dinamismo.
TECNOLOGIA E CONVENIÊNCIA
O novo sedã híbrido da Toyota oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio da central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento de aplicativos de navegação e música com Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT colorida de 7 polegadas.
Para oferecer mais comodidade a todos passageiros, o Camry conta com ar-condicionado digital de três zonas, com controles de temperatura independentes para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros, e painel de controle touch para os passageiros de trás. Ainda disponibiliza, de série, o assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação, para aprimorar o conforto dos ocupantes.
GARANTIA
Como todos os produtos da marca Toyota no Brasil, a nova linha Camry tem garantia de 5 anos, com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). Os clientes brasileiros também contam com o apoio e os serviços do melhor pós-venda do País, que tem como objetivo proporcionar experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.